quinta-feira, 17 de junho de 2010

Concordo com a Fádia e Elcia, porque os recursos pedagógicos sempre estiveram ao alcance dos profissionais da educação, o que falta mesmo é assumir o compromisso e a responsabilidade em fazer educação, pois tudo na vida temos que ter um objetivo, não adianta termos tantos recursos tecnológicos nas escolas e não fazermos adequadamente uso dos mesmos multimídias e hipermídias são recursos onde encontramos de tudo para enriquecermos o nosso fazer educação. Quando o aluno começa a pesquisa acessando uma página da internet e encontra um hipertexto que tem palavras, imagens e links caem num blog sobre o tema, posto uma mensagem e ler várias.
Milhões de crianças e jovens conectados aos monitores constituem uma inteligência coletiva em movimento. Eles não entendem uma vida sem dispositivos tecnológicos e multimídias. Nada fica no lugar, porque a tecnologia digital muda a forma como nos relacionamos com o conhecimento e, portanto a forma de aprender. (Maria Catarina)
CURSO: ENSINANDO & APRENDENDO COM AS TIC.
FORMADOR: RANGEL COSTA
CURSISTA: MARIA CATARINA PINHEIRO DE SOUSA
UNIDADE IV: CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIA NA ESCOLA
TURMA: 6
ATIVIDADE: 4.2
DATA: 14 DE JUNHO 2010.

Para mim essa grande mudança só é possível se começar com o professor, porque é a figura fundamental na escola.
O “significado” de mudança é a “ação” para alcançar a melhoria, continua em uma escala sustentável nunca antes experimentada. Nós temos vários tipos de mudanças educacionais como no nível local que retratam a realidade social daqueles que são afetados mais diretamente pela reforma educacional que são: professores, diretores, pais, alunos e comunidade. As mudanças oferecem idéias a respeito do que as pessoas em diferentes posições nos níveis da escola, podem e devem fazer em busca de uma mudança educacional efetiva.
Mudanças nos níveis regionais e nacionais precisaram entender e descobrir como a sociedade influência as mudanças na escola, saber o que deve ser feito não é o mesmo que fazer. A chave está no significado, mas apenas se este for compartilhado e não se pode obter um significado compartilhado sem ação propositada em muitas frentes.
O autor lembra que, por ser uma atividade humana eternamente dinâmica, o significado da mudança será sempre “novo” são estas condições indispensáveis para a busca de uma educação de qualidade. O esforço educativo não pode ser feito apenas pela escola.